Chuvas que caíram no agreste melhoram volume de barragens

Hotline

Chuvas que caíram no agreste melhoram volume de barragens


A Companhia Pernambucana de Saneamento, Compesa, divulgou nesta quinta-feira (23), que após as fortes chuvas que caíram no Agreste e Sertão de Pernambuco elevaram as barragens localizadas no interior do estado.

No Agreste, o manancial que teve o aumento mais expressivo foi a Barragem de São Jacques, localizada na cidade de Canhotinho, que aumentou em 22,83% o seu nível de acumulação. Saindo de 44,48% da medição realizada no dia (17), para 67,31% nesta quinta-feira (23).

A Barragem de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe elevou seu nível em 8,28% ficando com 9,81% da sua capacidade.

“Apesar do aumento do volume, a barragem ainda está em colapso, porém, com esse acúmulo conseguimos garantir abastecimento por mais 4 meses. O manancial atende o distrito de poço fundo (Santa Cruz do Capibaribe) e a cidade de Jataúba”, explica o gerente de Unidade de Negócios no Alto Capibaribe, Antônio Freire.

Em Caruaru, a Barragem de Tabocas, acumulou 7,42% de água no período, passando para 73,11% de acumulação. Os demais mananciais do Agreste tiveram acumulação abaixo de 2%. Já no Sertão de Pernambuco, a Barragem de Brejinho, na cidade de Triunfo saiu de 14% para 54% de armazenamento, nos últimos dias, levando a Compesa a iniciar os testes para a redução do rodízio no abastecimento do município.

Fonte: G1 Caruaru